gestão de condominios
Porque a gestão do seu condomínio deve ser acompanhada por profissionais ou empresas:
- Num condomínio uma pessoa sozinha não consegue tratar de todos os assuntos eficazmente e muito menos consegue poder negocial com fornecedores para contratar serviços, reparações e garantias;
- Para se conseguir baixar os custos de organização e manutenção de um condomínio é necessário para isso que exista volume, ou seja, quando qualquer produto, serviço de manutenção é negociado com os fornecedores, além do seu prédio estão incluídos todos da carteira que são acompanhados pela alfadomus, conseguindo assim uma base negocial mais forte.
- O apoio jurídico por vezes é um custo que destabiliza o orçamento de um condomínio, para manter um bom cumprimento do regulamento do condomínio e que por vezes para evitar esse custo, permite manter as situações irregulares o que leva a uma certa “penalização” e desigualdade dos condóminos cumpridores;
- O envolvimento e a insatisfação de outros condóminos, as cobranças, as reclamações são fatores que podem levar a um mau estar entre vizinhos, mesmo que esteja a ser feito um esforço adicional pelo condómino/administrador, mas esse trabalho não é muitas vezes reconhecido pelo seu esforço e preocupação em ter as contas em dia e o prédio em bom estado.
Gestor de condomínio:
- A figura do gestor de condomínio é um elemento onde a alfadomus percebeu que existia uma lacuna no serviço de apoio aos condomínios e ao administrador interno (proprietário), um elemento de maior próximidade.
- O gestor de condomínio é um elemento de apoio ao administrador/administração, é responsável pelo acompanhamento e apoio de toda a parte burocrática e dos serviços administrativos ao administrador/administração para que este se mantenha livre para situações mais relevantes.
- O gestor de condomínio é um elemento da equipa do administrador/administração, mas sem poderes executivos, apenas apoio, podendo ter ligação com condóminos, mas cujo objetivo do apoio é mais entre o gestor e o administrador/administração do condomínio.
- Com a figura do gestor de condomínio a alfadomus pertende dar apoio àquele administrador interno que precisa de um apoio administrativo, contabilístico e jurídíco, centralizando a burocrácia à distância de um clique, via e-mail ou no software. Também, atendimento via telefone geral de atendimento.
- Desta forma pretendemos fazer o condomínio economizar recursos, tendo uma administração por um valor mais económico, pois o administrador é um morador, apenas tem o nosso apoio no que ele próprio entender. Desta forma, pretendemos aumentar a nossa carteira de clientes e aumentar, também, o poder negocial e consequentemente maiores vantagens para o seu condomínio, nomeadamente em descontos de produtos/serviços.
- No caso de já ter uma pessoa responsável, morador ou proprietário, pela administração do seu prédio, pode ser contratado serviços à alfadomus a qualquer momento, como uso de software de gestão e outros serviços.
Administração:
- Convocar e presidir a Assembleia de Condóminos;
- Redigir as atas;
- Propor e fazer aprovar o Regulamento do Condomínio;
- Colaborar na apresentação de proposta anual de orçamento de acordo com as despesas reais;
- Fazer a inscrição do Condomínio no RNPC 8no caso de ainda não estar);
- Cobrar as quotas mensais;
- Abertura da Conta Condomínio e da conta do Fundo de Reserva;
- Executar as deliberações da Assembleia, representar institucionalmente o condomínio e assegurar o cumprimento das disposições legais e administrativas relativas ao Condomínio;
- Manter à sua guarda todos os documentos respeitantes ao condomínio;
- Efetuar o seguro Multirriscos para todo o edifício, conforme determina a lei;
Manutenção:
- Substituição de lâmpadas;
- Substituição de interruptores, disjuntores e automatismos;
- Vistoria quadros elétricos e eletrobombas;
- Manutenção preventiva e pesquisa de anomalias.
Limpeza:
- Pavimentos
- Vidros
- Madeiras
- Inox
Jardinagem:
- Construção de jardins;
- Sistemas de rega;
- Corte e Poda;
- Adubar